2º NiverCross reúne centenas de pilotos em comemoração aos 35 anos de Parauapebas
A cidade de Parauapebas no Pará, foi sede da 2ª edição do NiverCross no ultimo final de semana, 13 e 14 de maio. Centenas de pilotos de vários estados estiveram presentes no evento, que teve uma das maiores premiações em dinheiro já pagas aos atletas.
A pista, que fica localizada à 6km do centro da cidade, no sentido de Canaã dos Carajás, tem um percurso de aproximadamente mil metros, e foi construída pelo “Baiano Pista” no Complexo de Esportes Radicais.
As corridas começaram no sábado (13), onde pilotos de quatro categorias entraram na pista para a disputa do primeiro lugar.
A primeira categoria disputada foi a Nacional Cidade, onde pilotos de Parauapebas com motos nacionais sem restrição de cilindradas alinharam no gate para uma prova de 15 minutos mais duas voltas. O multi-campeão Rafael Faria foi o grande vencedor, seguido por Arthur Gomes, Rodrigo Piana, “Zé Pequeno” e Adriel da Conceição que chegou na 5ª colocação.
Logo em seguida, foi a vez da disputa das motos nacionais de 150cc, onde o vencedor foi o piloto Igor Batista, seguido por Wislley Matheus, Kauyã Wenderson, Waleson dos Santos e Enzo Guilherme.
A penúltima categoria da tarde do sábado estava pronta para largar, onde contou com pilotos acima de 50 anos de idade e alguns convidados. José Edilson, o “Tufão do Amor” largou na frente e administrou os 10 minutos e mais duas voltas, sagrando-se o grande vencedor.
A tão esperada categoria do sábado, contou com vários pilotos da cidade com motocicletas importadas de 250 a 450 cilindradas, que alinharam para uma disputa de 15 minutos mais duas voltas. O multi-campeão Rafael Faria mais uma vez foi o grande vencedor da prova. Arthur Gomes seguiu na segunda colocação até cruzar a linha de chegada, seguido por Adriel da Conceição, “Zé Pequeno” e Robson Piter.
No domingo (14), foram disputadas 13 categorias com pilotos de várias idades e estados do Brasil. O destaque da competição foi o piloto da casa, Arthur Gomes, que, com apenas 14 anos que venceu quatro das seis categorias disputadas.
Arthur contou com a torcida da família, dos amigos e do público presente no evento, que comemoravam com o piloto a cada vitória. Na última bateria do dia, a Força Livre, Rafael Faria estava na liderança quando sua moto apresentou problemas mecânicos, fazendo com que o piloto perdesse a posição e cruzasse a linha de chegada em segundo lugar.
“Graças a Deus que tem fã para torcer por mim, a batalha foi grande e eu fui abençoado, eu corri seis baterias. O Rafael Faria, meu treinador, ele é um cara excepcional, acabou me passando, mas a moto dele deu problema, então tive que contar com a sorte. Só tenho a agradecer a todo mundo que torceu, eu passava e todo mundo gritava, tive que respirar bastante”, comemora ofegante Arthur.
Uma categoria que chamou atenção do público presente foi a MXF, onde as estrelas do evento foram as mulheres. Giovana Santos, de 25 anos, foi a grande vencedora. A atleta já corre há oito anos e fez questão de agradecer o apoio do marido. “A maior emoção pra mim é vencer uma corrida. A gente treina bastante, se dedica e a gente tá ali dentro da pista junto com outras meninas que também andam bem, se dedicam bastante e vencer pra mim é uma sensação muito incrível”, celebra.
Patrícia Silva, de Eldorado dos Carajás, também esteve presente no evento e mesmo com uma moto inferior a das demais competidoras, conseguiu a sexta colocação. “Estou no esporte há dois anos e ainda tenho muito a evoluir. Tenho total apoio do meu marido que sempre está nas pistas comigo. O evento foi maravilhoso, ano quem estaremos presente novamente“.
O organizador do evento, Natal Pereira da Silva, agradeceu o apoio da prefeitura durante estes dois anos. O evento melhora a cada ano e tem atletas do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e outros estados.
Veja abaixo os resultados das corridas: