Honda Racing avalia roteiro do Sertões 2022, apontado como o maior rally do mundo

 Honda Racing avalia roteiro do Sertões 2022, apontado como o maior rally do mundo

A edição 2022 do Sertões irá comemorar 30 anos de história e o bicentenário do Brasil com a realização do maior rally do mundo em trechos cronometrados (especiais). Os detalhes do roteiro, que conta com 7.216 quilômetros, 4.811 deles contra o relógio, acaba de ser anunciado pela organização do evento. Maior vencedora das motos, com nove títulos na classificação geral, a equipe Honda Racing já traça as estratégias para acelerar na competição.

O percurso foi conhecido na noite desta terça-feira (26/4), em evento no Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP). Serão 14 dias de disputas, além de um dia de descanso, entre 27 de agosto e 10 de setembro. Nas edições anteriores, a prova durou, em média, oito dias. O Sertões 2022 terá largada em Foz do Iguaçu (PR) e chegada em Salinópolis (PA), passando por oito estados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) das cinco regiões do país.

Dono de sete títulos, Jean Azevedo é o maior vencedor das motos no Sertões e está confirmado com a Honda CRF 450RX na classe Moto 1. “Vai ser o verdadeiro rally cross country, no sentido raiz do esporte. Fiquei muito contente com o que vi, porque gosto de prova longa e difícil, com longas quilometragens. Essa edição vai levar pilotos, máquinas e equipes de apoio ao limite, só os que estiverem focados e bem preparados vão chegar ao final. As motos CRF 450 RX já provaram que são robustas, aguentam muito bem, e isso vai ser superimportante”, explica o paulista de São José dos Campos, decacampeão brasileiro da modalidade, no Sertões pela 27ª vez.

Por conta dessa trajetória vitoriosa, ele foi homenageado pela organização do evento e entrou para o “Hall da Fama” do Sertões. “Estou muito honrado e orgulhoso pela homenagem. Vi a prova crescer e cresci junto com a prova, conquistei vários títulos. Estou muito contente pela lembrança”, declara Azevedo. Ele recebeu um quadro com a sua fotografia. “Vou guardar para sempre, num lugar especial na minha galeria”, acrescenta o piloto.

Atual bicampeão da classe Moto 2, Bissinho Zavatti irá completar 10 participações no Sertões em 2022. “O roteiro me surpreendeu bastante. As especiais serão bem longas, é fundamental o time trabalhar a parte física e o lado psicológico. O Sertões vai ser decisivo desde o começo, e pelo que vimos as características de terreno vão mudar de cidade em cidade, vai ter de tudo um pouco. O ano também vai ser histórico para mim, enquanto o Sertões completa 30 anos eu comemoro 10 como piloto, e quero um grande resultado para a equipe Honda Racing”, conta o paulista de Monte Alto, que também compete com a CRF 450RX.

A equipe Honda Racing terá mais dois pilotos com o mesmo equipamento: o mineiro Gabriel Soares (classe Moto 2) e o argentino Martin Duplessis (Moto 1), ambos estreantes no Sertões. Na categoria Brasil, exclusiva para produtos nacionais, o capixaba Tiago Wernersbach defende o título com a motocicleta CRF 250F. O comando da equipe é do mineiro Dário Júlio, responsável por organizar a ampla estrutura de apoio e a logística para suprir todas as necessidades dos competidores durante o extenso percurso.

Vamos atravessar o Brasil de Sul a Norte em uma prova muito técnica, com bastante variação de clima e terreno. A equipe está muito bem entrosada, pilotos e todos os integrantes do time de apoio, o que é um ponto muito positivo tendo um percurso tão desafiador pela frente. Temos uma equipe forte e motocicletas extremamente resistentes, ideais para provas com essas características”, avalia o chefe de equipe.

É fundamental ter preocupação com o desgaste dos equipamentos – não só das motos, mas dos carros de apoio, carretas e furgão, já que todos os veículos são necessários o tempo todo. Estamos muito animados, as expectativas são ótimas para esse gigantesco Sertões”, conclui Dário Júlio.

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, DID e Seguros Honda.

Confira o roteiro completo e as características de cada etapa do Sertões 2022*:

1ª etapa – 27/8 (sábado)
Foz do Iguaçu (PR) / Umuarama (PR)

Deslocamento inicial – 25 km
Especial – 172 km
Deslocamento final – 173 km
Total do dia: 370 km

A primeira especial será um aquecimento para o Sertões 2022, com um dos menores trechos cronometrados do roteiro. A disputa será realizada em estrada agrícola, com piso de cascalho e bem técnica. Como é característica da região, haverá várias lombas – ou seja, a atenção na pilotagem e na navegação será fundamental para evitar os perigos.

2ª etapa – 28/8 (domingo)
Umuarama (PR) / Presidente Prudente (SP)

Deslocamento inicial – 17 km
Especial – 305 km
Deslocamento final – 213 km
Total do dia: 535 km

Com direção ao Sudeste, a segunda etapa é inédita e traz estradas de fazendas com lavouras de cana. A especial é apontada como a mais exigente da história do Sertões no quesito navegação. Principalmente nos últimos 110 quilômetros, por conta das referências muito próximas, qualquer erro pode custar muito tempo.

3ª etapa – 29/8 (segunda-feira)
Presidente Prudente (SP) / Campo Grande (MS)

Deslocamento inicial – 134 km
Especial – 306 km
Deslocamento final – 360 km
Total do dia: 800 km

O cenário muda com as fazendas pecuárias e sinais de lagoas características do Pantanal. As estradas são estreitas, porém rápidas e arenosas. No deslocamento final, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.

4ª etapa – 30/8 (terça-feira)
Campo Grande (MS) / Costa Rica (MS)

Deslocamento inicial – 30 km
Especial – 382 km
Deslocamento final – 31 km
Total do dia: 443 km

Inédita no Sertões, a especial traz várias estradas de cascalho. Será rápida no início, porém, a partir do km 50, haverá trial pesado e estradas estreitas até o km 200, local do abastecimento. O percurso continua por uma serra e, nos últimos 30 km, apresenta algumas lombas altas, o que exigirá bastante atenção.

5ª etapa – 31/8 (quarta-feira)
Costa Rica (MS) / Barra do Garças (MT)

Deslocamento inicial – 87 km
Especial – 526 km
Deslocamento final – 23km
Total do dia: 636 km

Do Mato Grosso do Sul ao Mato Grosso, a quinta etapa traz evento promocional em Alcinópolis (MS). A especial será bastante dura, com estradas estreitas e arenosas. A cada 50 quilômetros, as características da prova irão mudar – e não haverá zonas longas de radar no extenso percurso. O preparo físico será primordial para cumprir o desgastante dia.

6ª etapa – 1/9 (quinta-feira)
Barra do Garças (MT) / São Félix do Araguaia (MT) / 1ª parte ETAPA MARATONA 1

Deslocamento inicial – 66 km
Especial – 601 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 667 km

Será a maior especial da história do Sertões e a parte inicial da primeira Etapa Maratona, na qual não é permitido auxílio mecânico externo aos pilotos. Longas retas, extremamente rápidas, e muitas deps (depressões causadas por poça seca) marcam o início do caminho, que fica bastante travado nos últimos 300 km. O final do dia terá muita areia, travessia de rios e uma travessia por balsa.

7ª etapa – 2/9 (sexta-feira)
São Félix do Araguaia (MT) / Palmas (TO) / 2ª parte ETAPA MARATONA 1

Deslocamento inicial – 9 km
Especial – 165 km
Deslocamento final – 401km
Total do dia: 575 km

Após uma travessia de balsa pelo Rio Araguaia, os competidores descobrirão a Ilha do Bananal, local que conta com mais de 40 aldeias indígenas. É a menor especial do roteiro, mas que representa o final da primeira Etapa Maratona do Sertões 2022 – ou seja, os pilotos seguem sem contar com as equipes de apoio até o término da etapa. As características do local lembram a região do Jalapão, com piso arenoso. No deslocamento final até Palmas, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.

Dia de descanso – 3/9 (sábado)
Palmas (TO)

8ª etapa – 4/9 (domingo)
Palmas (TO) / Mateiros (TO) / 1ª parte ETAPA MARATONA 2

Deslocamento inicial – 97 km
Especial – 462 km
Deslocamento final – 0km
Total do dia: 559 km

Após o dia de descanso, a prova continua desafiadora com o início da segunda Etapa Maratona, que traz uma seleção das melhores trilhas da região do Jalapão. A maioria dos trechos com pontes de madeira ficou fora para evitar zonas de radar. A especial começa rápida, com piso de piçarra, mas logo em seguida vai para as areias – característica que predomina até o final. Haverá travessia do Rio Prata, muita areia e exigência na navegação.

9ª etapa – 5/9 (segunda-feira)
Mateiros (TO) / Bom Jesus (PI) / 2ª parte ETAPA MARATONA 2

Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 452 km
Deslocamento final – 61km
Total do dia: 513 km

Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia.

10ª etapa – 6/9 (terça-Feira)
Bom Jesus (PI) / Bom Jesus (PI)

Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 325 km
Deslocamento final – 2 km
Total do dia: 327 km

Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.

11ª etapa – 7/9 (quarta-feira)
Bom Jesus (PI) / Balsas (MA)

Deslocamento inicial – 16 km
Especial – 260km
Deslocamento final – 225km
Total do dia: 501 km

Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022.

12ª etapa – 8/9 (quinta-feira)
Balsas (MA) / Imperatriz (MA)

Deslocamento inicial – 11 km
Especial – 265 km
Deslocamento final – 125 km
Total do dia: 401 km

A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final.

13ª etapa – 9/9 (sexta-feira)
Imperatriz (MA) / Paragominas (PA)

Deslocamento inicial – 29 km
Especial – 377 km
Deslocamento final – 67km
Total do dia: 473 km

Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará.

14ª etapa – 10/9 (sábado)
Paragominas (PA) / Salinópolis (PA)

Deslocamento inicial – 3 km
Especial – 213 km
Deslocamento final – 200 km
Total do dia: 416 km

Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.

TOTAL DO PERCURSO: 7.216 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.811km

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações. 

Reportagem: Mundo Press