Brasil aposta em equipe renovada para superar marca histórica no Six Days 2025, que começa domingo

 Brasil aposta em equipe renovada para superar marca histórica no Six Days 2025, que começa domingo

A cidade de Bérgamo, na Itália, recebe a partir deste domingo, 24 de agosto, a 99ª edição do International Six Days of Enduro (ISDE), considerada a mais tradicional competição por equipes do motociclismo off-road mundial. A prova, que reúne cerca de 700 pilotos de 33 países, é conhecida como a “Olimpíada do Enduro” e será disputada até o dia 29. A delegação brasileira já está na cidade realizando os últimos preparativos e ajustes antes da largada oficial.

Formação da equipe brasileira

A Seleção Brasileira será composta por quatro pilotos: Bruno Crivilin (Honda), o mais experiente do grupo, com seis participações anteriores e cinco medalhas (quatro de ouro e uma de prata), Vinicius Calafati (Honda), com três edições no currículo e três medalhas (uma de ouro e duas de prata), Luciano Rocha (Honda) e Renato “Muguinho” Paz (Beta), que estreiam na competição e representam a renovação da equipe.

Além da equipe principal, o jovem João Pedro Basílio foi novamente convocado pela FIM Latin America para integrar a Seleção Latino-Americana Junior. Em 2024, Basílio conquistou medalha de prata na Espanha e retorna com expectativa de repetir ou superar o desempenho.

Preparativos e reconhecimento de percurso

Durante a semana que antecede a prova, os pilotos realizaram o reconhecimento das Especiais Cronometradas — trechos de alta exigência técnica e física — que só podem ser percorridos a pé. Também foram feitos os ajustes nas motocicletas (freios, posição de guidão e manetes, regulagens de suspensões, etc.).

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, acontecem as vistorias administrativas e técnicas, que envolvem a documentação dos pilotos e inspeção das motocicletas e equipamentos de segurança. Ainda na sexta-feira será a cerimônia de abertura e o desfile e apresentação das delegações dos países participantes.

Estrutura e formato da competição

A prova terá cerca de 1.300 km de percurso, divididos em três trajetos distintos:

– Um para os dois primeiros dias;

– Outro para o terceiro dia;

– E um terceiro para os dias quatro e cinco.

O sexto e último dia será disputado em formato de motocross, com largadas lado a lado e os pilotos divididos em diversas baterias.

Ao longo dos seis dias, os pilotos enfrentarão 26 Especiais Cronometradas, distribuídas da seguinte forma:

– Dias 1 e 2: três especiais repetidas duas vezes (seis especiais por dia)
– Dia 3: cinco especiais, sendo a primeira repetida ao final (total de seis)
– Dias 4 e 5: sete especiais por dia
– Dia 6: uma especial no estilo motocross.

Os tempos acumulados em cada especial são somados diariamente, definindo a classificação individual e por equipes. Ao final de cada dia, os pilotos têm apenas 15 minutos para realizar manutenção nas motocicletas, como troca de pneus, filtros e peças. Após esse período, as motos são recolhidas em parque fechado, só sendo liberadas para a largada do dia seguinte.

Local da competição e histórico brasileiro

O paddock oficial está montado na Fiera di Bergamo, estrutura de mais de 70 mil m² localizada próxima ao centro histórico e ao aeroporto da cidade. O espaço concentra equipes, boxes, áreas técnicas e administrativas.

O Brasil retornou ao ISDE em 2017, após um intervalo desde 2003, ano em que sediou a competição em Fortaleza. Na edição de 2017, realizada na França, a equipe brasileira conquistou o 8º lugar geral — melhor resultado da história — com Bruno Crivilin, Rômulo Bottrel, Gustavo Pellin e Diego Colett. Em 2022, na Itália, o país repetiu o feito com Crivilin, Calafati, Pellin e Patrik Capila.

Expectativas para 2025

A edição de 2025 promete ser uma das mais competitivas dos últimos anos. A equipe brasileira chega com uma formação equilibrada entre experiência e juventude, apostando em consistência e estratégia para superar sua melhor marca histórica. A expectativa é alta, e o desempenho dos pilotos será acompanhado de perto por fãs e especialistas do motociclismo off-road.

A largada está marcada para domingo, e a jornada de seis dias exigirá dos competidores não apenas técnica e velocidade, mas também resistência física e mental.

O time da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) conta com o apoio da Castrol Brasil, 230Brasil e Borilli Racing.

O Brasil será representado por João Pedro Basílio (que defende a Seleção Latino-americana Junior) e Renato Paz, Vinicius Calafati, Bruno Crivilin e Luciano Rocha, defendendo a Seleção Brasileira no Six Days 2025 na Itália – Foto: Janjão Santiago

CBM