Final do Campeonato Brasileiro de Motocross: Conheça os Campeões
O palco da final do Campeonato Brasileiro de Motocross foi montado no grandioso centro de eventos de Ponta Grossa no Paraná neste final de semana 03 e 04 de agosto. O evento garantiu muita emoção e consagrou os campeões da temporada 2024.
Na categoria MX3 o grande Campeão foi o piloto José Felipe, que fez uma incrível temporada e finalizou o campeonato 34 pontos à frente do vice-campeão, Cleiton Borges. José Felipe também venceu a prova da MX3 em Ponta Grossa, garantindo os pontos do título.
Resultado do Campeonato:
Campeão: José Felipe
Vice-campeão: Cleiton Borges
Foto: Cristiano Fox
Resultado da prova – MX3:
1º – José Felipe
2º – Cássio Anacleto
3º – Cleiton Borges
4º – Leonardo Dambrós
5º – Jackson Keil
Pela categoria MXF a emoção tomou conta. Na prova, quem levou a melhor e faturou o primeiro lugar foi a piloto da 595 Racing, Luana Neves (Luaninha), que diminuiu a diferença para 4 pontos. No entanto, Tatá Castro, piloto JP Racing finalizou a prova em segundo, mas devido a sua pontuação conquistou seu primeiro título de Campeã Brasileira.
Tatá e Luaninha emocionaram a todos ao demonstrarem sua felicidade em cruzar a linha de chegada e conquistarem o campeonato e o vice-campeonato, respectivamente.
Resultado do Campeonato:
Campeã: Tatá Castro
Vice-Campeã: Luana Neves
Foto: Rodrigo Júnior
Resultado da prova – MXF:
1º – Luana Neves (Luaninha)
2º – Tatá Castro
3º – Paola Menegusso
4º – Brunna Avila
5º – Fernanda Fabris
Os jovens pilotos da categoria 65cc também deram um show e mostraram que apesar da idade, possuem forte pilotagem, técnica e constância. Também nesta categoria nada estava definido por antecipação, e com isso, rolou emoção do início ao fim da prova.
Zion Bertchtold que estava na disputa pelo título venceu a prova, enquanto seu principal adversário Lorenzo Ricken, passou pela terceira posição.
Com esse resultado e com a vantagem de pontos, o grande campeão foi Lorenzo Ricken e Zion Berchtold, piloto Pro Tork KTM Racing Team, foi o vice-campeão da categoria 65cc.
Resultado do Campeonato:
Campeão: Lorenzo Ricken
Vice-Campeão: Zion Berchtold
Foto: Cristiano Fox
Resultado da prova – 65cc:
1º – Zion Berchtold
2º – Heitor Matos
3º – Lorenzo Ricken
4º – Henri Krug
5º Jefferson Junior
Na MXJR, quem venceu a prova foi o piloto Heverto Silveira seguido de Gui Ferreira que ficou com o segundo lugar. Pablo Galdino que brigava pelo título ficou em 4º lugar e Caio Grosbelli que também estava na disputa do título ficou em 7º lugar.
Devido a vantagem de pontos de Caio e Pablo, o resultado da prova não interferiu no resultado do campeonato, sagrando-se assim, Campeão e Vice-Campeão Brasileiro de Motocross 2024, respectivamente, na categoria MXJR.
Resultado do Campeonato:
Campeão: Caio Grosbelli
Vice-campeão: Pablo Galdino
Foto: Cristiano Fox
Resultado da prova – MXJR:
1º – Heverton Silveira
2º – Gui Ferreira
3º – Francesco Copetti
4º – Pablo Galdino
5º – Enzo Fialho
Cristian Kehl venceu a prova da categoria MX4, garantindo o vice-campeonato na categoria, apenas 1 ponto atrás do grande campeão, Roosevelt Assunção da equipe JP Racing. Enquanto na corrida, Roosevelt manteve a quarta posição, preferindo não arriscar e garantir o título.
Resultado do Campeonato:
Campeão: Roosevelt Assunção
Vice-Campeão: Cristian Kehl
Foto: Cristiano Fox
Resultado da prova – MX4:
1º – Cristian Kehl
2º – João Cardeli
3º – Markolf Berchtold
4º – Roosevelt Junior Assunção
5º – Richard Bairos
Pela categoria MX2JR, o piloto Honda Racing, Vitor Borba já havia garantindo o título na etapa anterior, por isso, preferiu não correr a prova tendo em vista que estava na briga pelo título da MX2.
Já Pietro Piroli, piloto Husqvarna BR Factory Racing fez uma incrível prova e subiu ao pódio no lugar mais alto válido pela prova da MX2JR, garantindo assim o vice-campeonato.
Resulatdo do campeonato:
Campeão: Vitor Borba
Vice-Campeão: Pietro Piroli
Foto: Cristiano Fox
Resultado da Corrida:
1º – Pietro Piroli
2º – Inaki Abarzua
3º – Gabriel Cirino
4º – Tyler Joseph
5º – Vasko Durand
Parabéns a todos os pilotos pela dedicação e desempenho na temporada 2024. O Campeonato Brasileiro de Motocross deste ano proporcionou grandes momentos de emoção e habilidade nas pistas. Agradecemos a todos os envolvidos e esperamos vê-los novamente na próxima temporada, para mais um ano de disputas acirradas e muita adrenalina.
Texto: Érica Roman Testa – Assessoria de Imprensa do Campeonato Brasileiro de Motocross