Patrocínio (MG) recebe de 21 A 23 deste mês, a jornada mais tradicional do Brasileiro de Enduro
Localizada na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais, Patrocínio é reconhecida por produzir cafés de altíssima qualidade. É a maior produtora mundial do produto, que no dia 7 deste mês comemorou 181 anos de fundação. Para animar a festa, a cidade recebe na semana que vem, pela vigésima vez, uma prova do Campeonato Brasileiro de Enduro.
Tendo conquistado o status de prova mais tradicional do calendário nacional, a vigésima edição é uma data especial, comenta Maurício Brandão, promotor do campeonato e organizador da prova:
— Patrocínio está comemorando a vigésima edição da prova mais tradicional do Campeonato Brasileiro de Enduro. Como promotor do campeonato e organizador da prova, tenho muito orgulho disso. Este ano optamos por fazer a prova na região conhecida como Buqueirão, local que já foi palco de outras edições. O paddock será montado no centro de excelência do café, que é uma fazenda experimental a dois quilômetros da cidade e tem toda estrutura para receber bem a família do Enduro.
Nas pistas, o evento começa na sexta-feira (dia 21), com a sempre eletrizante Super Prime, disputa entre os pilotos em circuito fechado, que acontece às 16 horas, na rotatória da Morada Nova. A corrida promocional para os pilotos inscritos no Brasileiro de Enduro é obrigatória para a categoria Elite (E1, E2, E3, EJ e E4) é opcional para a categoria Open e aos demais pilotos que quiserem participar.
No sábado (22) e domingo (23), acontecem as disputas pelas terceira e quarta etapas da competição, com todas as categorias. Cada etapa consiste em três voltas, sendo 50 quilômetros cada volta para a Elite e 42 quilômetros cada volta para a Open. O deslocamento vai percorrer estradas e trilhas da Serra do Buqueirão, em meio à vegetação característica do Cerrado. As especiais trazem uma prova com vias bem distintas, com pedras, cascalhos, pastagens e deslocamentos em estradas, singtrek e pedras características da região.
O Enduro Teste Just1 tem aproximadamente 3,5 quilômetros de percurso, em um terreno de pastagem com estacas e bumps de marcação, próximo ao Paddock. O Enduro Teste Honda revela um terreno coberto por um capim rasteiro, com aproximadamente 4 quilômetros de extensão, também orientada por demarcações. Para finalizar o trajeto, com aproximadamente 4 quilômetros, o Cross Teste TM possui trechos técnicos com subidas de pedras, características da região de Patrocínio, finalizando com um single track.
Na categoria Geral/Elite, a briga pelas primeiras posições é sempre o ponto alto das disputas. Quem lidera a categoria após a primeira prova é o atleta capixaba da equipe Beta Racing, o tetracampeão brasileiro Patrik Capila, que lidera também a categoria E2. Líder da categoria E1 e campeão geral da temporada 2022, Vinícius Calafati (Honda Racing) está na segunda colocação na categoria Geral e também chega forte para a prova. Na categoria Geral/Open Gustavo Pellin é o líder, seguido pelo catarinense Felipe Legarrea (KTM Sportbay).
O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e Just1. Conta com o copatrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57, HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos, Base 41, Top Automóveis.
PROGRAMAÇÃO (* os horários podem ser alterados)
19 de abril (quarta-feira)
Atividades promocionais, visitas a escolas e tour pela Expocacer.
20 de abril – (quinta-feira)
A partir das 7h – início reconhecimento das Especiais.
21 abril – (sexta-feira)
10h às 15h – Secretaria de Provas;
10h às 15h – fotos oficiais;
16h – Na cidade, treinos e disputa do Super Prime, no terreno em frente ao Bernardão, Morada Nova, atrás do posto 2000 Morada Nova.
22 de abril (sábado)
08h às 10h – Vistorias / guardar as motos no Parque Fechado (motos já vistoriadas);
9h30 – Briefing no auditória do Centro de Excelência do Café (Maurício, Assis, Vitor);
10h – Largada dos dois primeiros pilotos;
16h – Pre-Finish – Paddock;
16h – Parque Fechado;
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia, na tenda do CBE.
23 de abril (domingo)
8h – Largada dos primeiros pilotos;
14h – Parque Fechado;
16h – Divulgação dos resultados do Campeonato Mineiro Sherco de Enduro, disputado no sábado (22);
17h – Divulgação dos resultados oficiais, no paddock.
CALENDÁRIO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO 2023
1ª prova – 10, 11 de 12 de março – Mairiporã (SP)
2ª prova – 21, 22, 23 de abril – Patrocínio (MG)
3ª prova – 26, 27, 28 de maio – Venda Nova do Emigrante (ES)
4ª prova – 16, 17, 18 de junho – Novo Horizonte (SC)
5ª prova – 21, 22, 23 de julho – Aracruz (ES)
6ª prova – 25, 26, 27 de agosto – Belo Vale (MG)
7ª prova– 13, 14, 15 de outubro – Tapejara (RS)
fonte: Visuality – assessoria Campeonato Brasileiro de Enduro