Principais corridas do domingo na abertura do MX1 GP Brasil em Ponta Grossa-PR

Nesse domingo, dia 06 de abril, aconteceram as principais corridas da etapa de abertura da temporada 2025 do MX1 GP Brasil, na cidade de Ponta Grossa, PR. Apesar do clima bastante nublado e frio no início do dia, com os treinos ainda bem enlameados, os pilotos das categorias MX1, MX2, MXF e Junior garantiram um belíssimo espetáculo ao público que, na hora das largadas oficiais, presenciou grandes corridas em uma pista que iniciou pesada e, na medida que as nuvens se afastavam, ficou bastante técnica e com melhores condições para as disputas!
A primeira categoria a correr foi a MXF, classe voltada às pilotos femininas, que contou com um bom número de participantes e um alto nível de competidoras. Luanna Neves, da equipe oficial KTM Brasil, foi a mais rápida nos treinos, mas na corrida acabou sendo surpreendida por uma bela largada de Beatriz Gomes, que liderou a prova de ponta a ponta sem cometer erros, enquanto Luanna sofreu algumas quedas durante a bateria e fez uma grande prova de recuperação, finalizando a corrida na 2ª posição. Marcely Cazadini foi a 3ª colocada, Fernanda Fabris ficou no 4º lugar e Alícia Sagae fechou o pódio!

1º Beatriz Gomes #811
2º Luanna Neves #19
3º Marcely Cazadini #222
4º Fernanda Fabris 201
5º Alícia Sagae 8
Na sequência, foi a vez da categoria MX2 entrar em ação pela primeira vez na temporada, onde os rápidos jovens das 250cc estavam famintos para acelerar e competir diante do público que lotava o recinto. O piloto do time Honda Racing, Bernardo Tiburcio, saiu na ponta e liderou a prova do início ao fim, sendo seguido pelo seu companheiro de equipe Vitor Borba, que finalizou na segunda colocação. Na 3ª posição ficou German Bratschi, do Uruguai, pela equipe KTM Brasil. Marcello Leodorico, da Yamaha, foi o 4º, acompanhado por seu companheiro de equipe Pietro Piroli na 5ª colocação.
Na segunda bateria do dia, novamente Bernardo saiu na frente, mas seu companheiro Vitor Borba conseguiu surpreendê-lo. Em seguida, Bernardo retomou a ponta e, no meio da prova, abriu uma vantagem segura para finalizar com a vitória geral nesta abertura. Borba ficou em 2º. Confira a seguir os TOP 5 na soma das duas baterias!

1º Bernardo Tiburcio #3
2º Vitor Borba #1
3º Pietro Piroli #161
4º German Bratschi 146
5º Benjamin Andres 339
A segunda corrida do dia foi a MX1, a categoria principal com as motos de 450cc, onde temos um alto nível de pilotos internacionais competindo no Brasil. Nomes como os franceses Stephen Rubini e Greg Aranda, entre outros, estão elevando o nível. Porém, o Brasil segue bem representado com o atual campeão, o piloto da Yamaha Monster Eenergy Geração, Fabio Santos, que venceu a primeira corrida do dia, com Rubini, que caiu na largada, na 2ª colocação após uma prova de recuperação. Gustavo Pessoa, da JP Pro Honda Circuit, ficou em 3º, Gabriel Andrigo em 4º e Hector Assunção em 5º.
Já na segunda bateria, os dois franceses saíram na frente e imprimiram um ritmo alucinante. O brasileiro Fabio Santos saiu no meio do pelotão e conseguiu se recuperar até a 3ª colocação, onde permaneceu acompanhando o duelo francês de longe. Rubini assumiu a liderança, superando Aranda após os 10 minutos de prova, mas foi surpreendido pelo piloto da KTM Brasil na última volta, a poucas curvas do fim. Com essa inversão de resultados, Aranda, que havia ficado na última posição na primeira corrida, venceu a segunda. Fabio fez 1º e 3º, levando o geral, enquanto Rubini, com 2º e 2º, foi o 2º no pódio.

Confira a seguir os 5 primeiros da categoria.
1º Fabio Santos #1
2º Stephen Rubini #106
3º Greg Aranda #206
4º Eric Tomas 8
5º Gabi Andrigo 10
A categoria MX Junior, contou com um gate bastante cheio de vários jovens talentosos e rápidos que são a promessa do futuro do Motocross no Brasil e na América Latina. Zion Berchtold saiu na frente, mas logo foi superado pelo argentino Francesco Copetti, que liderou a prova do início ao fim garantindo a vitória. Em 2º ficou o catarinense Zion Berchtold, o 3º foi Heverton Silveira, em 4º ficou Lorenzo Ricken e em 5º Heitor Matos.

1º Francesco Copetti #128
2º Zion Berchtold #17
3º Heverton Silveira #11
4º Lorenzo Ricken 16
5º Heitor Matos 300
O campeonato retorna em duas semanas, nos dias 26 e 27 de abril, na tradicional cidade de Canelinha, SC, com a 2ª etapa da temporada do MX1 GP Brasil. Fiquem ligados e acompanhem tudo deste que é considerado o maior campeonato de Motocross da América Latina!
Érica Roman – mx1gpbrasil