Yamaha vence na Geral, Moto1 e Moto2 na 1ª etapa do RN 1500 2024

 Yamaha vence na Geral, Moto1 e Moto2 na 1ª etapa do RN 1500 2024

Em busca do tetracampeonato do Rally RN 1500, Adrien Metge venceu primeiro dia de prova com a Yamaha WR450F – Foto: Victor Eleutério/DFotos

Deu Yamaha na 1ª etapa do Rally RN 1500. No primeiro dia da tradicional prova de Rally, válida também como primeira etapa do Campeonato Brasileiro, a Yamaha venceu na Classificação Geral, na categoria Moto1 e na Moto2. A largada nesta quarta-feira (17/4) foi em São Miguel do Gostoso/RN, com a chegada em Guamaré/RN. O percurso teve 191 quilômetros, sendo 158 de Especial Cronometrada.

Sétimo a largar nesta etapa inicial do Rally, Adrien Metge soube aproveitar os trechos de areia para conquistar o melhor tempo do dia e vencer na Geral e na categoria Moto1. Ainda na categoria Moto1, Ricardo Martins fez uma prova consistente e sem erros, mesmo sendo o primeiro a largar na etapa e abrindo a prova, finalizando na 4ª colocação na categoria. Na Classificação Geral, foi o 5º mais rápido.

Vencedor do Sertões 2023 na categoria Moto2, o catarinense Gabriel Bruning voltou a mostrar velocidade e venceu na categoria Moto2, abrindo nesta primeira etapa uma boa vantagem para o segundo colocado. Na classificação Geral, fez o 4º melhor tempo do dia.

A Yamaha ainda fez a festa na categoria Moto Over com os pilotos bLU cRU. Moara Sacilotti venceu a categoria e Luciano Gomes foi o segundo, com os dois garantindo uma dobradinha e pilotando a Yamaha WR450F.

Nesta quinta-feira (18/4) os pilotos vão largar de Guamaré/RN com destino a Acari/RN. Serão 274 quilômetros de percurso, sendo 244 de Especial Cronometrada. Ao todo, os pilotos terão que acelerar por 973 quilômetros, sendo 801 deles de trechos cronometrados. A chegada será no sábado (20/4) em Patos, na Paraíba.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.

RESULTADOS– 1ª Etapa – RN 1500 2024

São Miguel do Gostoso / Guamaré

Classificação Geral
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team
2º) Martin Duplessis
3º) Mason Klein
4º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team
5º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team

Categoria Moto1
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team
2º) Martin Duplessis
3º) Mason Klein
4º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team
5º) Dimas Mattos

Categoria Moto2
1º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team
2º) Gabriel Soares
3º) Antoniel da Silva
4º) João Arena

*Resultados Extra-Oficiais

PROGRAMAÇÃO – 26º Rally RN 1500

18/4, Quinta-feira | 2ª Etapa
Guamaré / Acari

Deslocamento Inicial: 30 km
Especial cronometrada: 244 km

19/4, Sexta-feira | 3ª Etapa
Acari / Acari

Deslocamento Inicial: 82 km
Especial cronometrada: 186 km
Deslocamento Final: 7 km

20/4, Sábado | 4ª Etapa
Acari / Patos

Deslocamento Inicial: 9 km
Especial cronometrada: 186 km
Deslocamento Final: 11 km
16h Divulgação de Resultados/Premiação

* Programação fornecida pela organização / Sujeita a alterações

ADRIEN METGE
Moto1 – Yamaha WR450F

“Consegui vencer esta primeira etapa do Rally RN 1500 2024! Foi uma etapa bem arenosa, quase 100% areia, e havia muitas poças de água, tivemos que tomar cuidado. Teve bastante navegação também, não foi uma etapa muito longa, mas foi gostosa. Amanhã a gente vai mudar de terreno e vai ser a maior etapa do Rally. Vamos dar o melhor para tentar conseguir mais uma vitória.”

RICARDO MARTINS
Moto1 – Yamaha WR450F

“Hoje abri prova e aconteceu comigo uma coisa que é difícil acontecer, meu odômetro não funcionou bem, e isso é muito complicado quando estamos abrindo prova. Acabei me perdendo, demorei pra me achar e quando voltei pra corrida o Gabriel (Bruning) já tinha passado e o Martin (Duplessis) tinha chegado em mim. Me organizei e fiz o restante da corrida inteiro, dois terços da corrida e eu e o Martin disputando o tempo inteiro. Chegamos no Gabriel e acabamos a corrida assim. Então foi um resultado bom, com esse problema de navegação, abrindo prova, o resultado acabou sendo bom. Mas amanhã vamos tentar fazer um dia mais limpo.”

GABRIEL BRUNING
Moto2 – Yamaha WR450F

“Foi um dia de muita navegação, fui o segundo a largar e com 20 km comecei a abrir a prova. Então tive que ficar bem atento. Quando chegamos nas dunas não tinha nenhum rastro, então eu foquei bastante na navegação para não errar. Deixei a pilotagem um pouquinho de lado, para não perder nenhum waypoint, mas no balanço geral foi muito boa a prova. Mantive um ritmo bom, fiz o quarto tempo na Geral e ganhei a categoria. Vamos manter o ritmo no decorrer dos próximos três dias.