Yamaha vence na Geral, Moto1 e Moto2 na 1ª etapa do RN 1500 2024
Deu Yamaha na 1ª etapa do Rally RN 1500. No primeiro dia da tradicional prova de Rally, válida também como primeira etapa do Campeonato Brasileiro, a Yamaha venceu na Classificação Geral, na categoria Moto1 e na Moto2. A largada nesta quarta-feira (17/4) foi em São Miguel do Gostoso/RN, com a chegada em Guamaré/RN. O percurso teve 191 quilômetros, sendo 158 de Especial Cronometrada.
Sétimo a largar nesta etapa inicial do Rally, Adrien Metge soube aproveitar os trechos de areia para conquistar o melhor tempo do dia e vencer na Geral e na categoria Moto1. Ainda na categoria Moto1, Ricardo Martins fez uma prova consistente e sem erros, mesmo sendo o primeiro a largar na etapa e abrindo a prova, finalizando na 4ª colocação na categoria. Na Classificação Geral, foi o 5º mais rápido.
Vencedor do Sertões 2023 na categoria Moto2, o catarinense Gabriel Bruning voltou a mostrar velocidade e venceu na categoria Moto2, abrindo nesta primeira etapa uma boa vantagem para o segundo colocado. Na classificação Geral, fez o 4º melhor tempo do dia.
A Yamaha ainda fez a festa na categoria Moto Over com os pilotos bLU cRU. Moara Sacilotti venceu a categoria e Luciano Gomes foi o segundo, com os dois garantindo uma dobradinha e pilotando a Yamaha WR450F.
Nesta quinta-feira (18/4) os pilotos vão largar de Guamaré/RN com destino a Acari/RN. Serão 274 quilômetros de percurso, sendo 244 de Especial Cronometrada. Ao todo, os pilotos terão que acelerar por 973 quilômetros, sendo 801 deles de trechos cronometrados. A chegada será no sábado (20/4) em Patos, na Paraíba.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.
RESULTADOS* – 1ª Etapa – RN 1500 2024
São Miguel do Gostoso / Guamaré
Classificação Geral
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team
2º) Martin Duplessis
3º) Mason Klein
4º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team
5º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team
Categoria Moto1
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team
2º) Martin Duplessis
3º) Mason Klein
4º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team
5º) Dimas Mattos
Categoria Moto2
1º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team
2º) Gabriel Soares
3º) Antoniel da Silva
4º) João Arena
*Resultados Extra-Oficiais
PROGRAMAÇÃO – 26º Rally RN 1500
18/4, Quinta-feira | 2ª Etapa
Guamaré / Acari
Deslocamento Inicial: 30 km
Especial cronometrada: 244 km
19/4, Sexta-feira | 3ª Etapa
Acari / Acari
Deslocamento Inicial: 82 km
Especial cronometrada: 186 km
Deslocamento Final: 7 km
20/4, Sábado | 4ª Etapa
Acari / Patos
Deslocamento Inicial: 9 km
Especial cronometrada: 186 km
Deslocamento Final: 11 km
16h Divulgação de Resultados/Premiação
* Programação fornecida pela organização / Sujeita a alterações
ADRIEN METGE
Moto1 – Yamaha WR450F
“Consegui vencer esta primeira etapa do Rally RN 1500 2024! Foi uma etapa bem arenosa, quase 100% areia, e havia muitas poças de água, tivemos que tomar cuidado. Teve bastante navegação também, não foi uma etapa muito longa, mas foi gostosa. Amanhã a gente vai mudar de terreno e vai ser a maior etapa do Rally. Vamos dar o melhor para tentar conseguir mais uma vitória.”
RICARDO MARTINS
Moto1 – Yamaha WR450F
“Hoje abri prova e aconteceu comigo uma coisa que é difícil acontecer, meu odômetro não funcionou bem, e isso é muito complicado quando estamos abrindo prova. Acabei me perdendo, demorei pra me achar e quando voltei pra corrida o Gabriel (Bruning) já tinha passado e o Martin (Duplessis) tinha chegado em mim. Me organizei e fiz o restante da corrida inteiro, dois terços da corrida e eu e o Martin disputando o tempo inteiro. Chegamos no Gabriel e acabamos a corrida assim. Então foi um resultado bom, com esse problema de navegação, abrindo prova, o resultado acabou sendo bom. Mas amanhã vamos tentar fazer um dia mais limpo.”
GABRIEL BRUNING
Moto2 – Yamaha WR450F
“Foi um dia de muita navegação, fui o segundo a largar e com 20 km comecei a abrir a prova. Então tive que ficar bem atento. Quando chegamos nas dunas não tinha nenhum rastro, então eu foquei bastante na navegação para não errar. Deixei a pilotagem um pouquinho de lado, para não perder nenhum waypoint, mas no balanço geral foi muito boa a prova. Mantive um ritmo bom, fiz o quarto tempo na Geral e ganhei a categoria. Vamos manter o ritmo no decorrer dos próximos três dias.“