Campeonato Brasileiro de enduro para motocicletas avança rumo a Santa Catarina para 4ª prova do ano

 Campeonato Brasileiro de enduro para motocicletas avança rumo a Santa Catarina para 4ª prova do ano

Foto: Divulgação MXF Motors

O Enduro para motocicletas é uma modalidade off-road que envolve habilidades de pilotagem, resistência física e capacidade de navegação em terrenos variados. Sua origem nos leva ao início do século 20, na Europa, a partir dos desafios enfrentados pelos pilotos de Motocross e Trial, que decidiram unir essas duas modalidades em uma só. No Brasil, mais de um século depois, seu campeonato nacional de Enduro está se tornando um campeonato cada vez mais atrativo.

Localizada na região oeste do estado de Santa Catarina, a 440 quilômetros de Florianópolis, Novo Horizonte está situada a uma altitude de 710 metros acima do nível do mar. Sua economia é sustentada pela agricultura e pecuária, com destaque para a produção de milho, soja e trigo. Além disso, possui um potencial turístico voltado ao turismo rural, com belíssimas paisagens naturais, cachoeiras e trilhas ecológicas.

Essa combinação de natureza e trilhas, somada à tradição de Santa Catarina em sediar provas e formar pilotos, leva mais uma vez a família do off-road para esse maravilhoso destino, caracterizado por um clima subtropical úmido e invernos frios.

A quarta prova do calendário se inicia na próxima sexta-feira (16), com a sempre muito aguardada Super Prime, que acontece em frente à prefeitura da cidade. A Super Prime é uma competição cronometrada, em um circuito fechado com obstáculos, que reúne os principais pilotos do país na modalidade. Além de aperitivo para a prova, aproxima o público do esporte off-road e traz a chance de ouvir bem de pertinho o ronco dos motores das principais marcas mundiais.

Ao lado de marcas e pilotos apaixonados pelo esporte, o promotor do Campeonato Brasileiro de Enduro, Maurício Brandão, também é um dos responsáveis pelo crescimento da modalidade no país. Sua análise sobre a prova em Novo Horizonte:

A estrutura será montada no mesmo local da prova de 2021, na sede dos veteranos. A especial Honda é uma especial bem diferente, ao lado do Paddock, o que vai proporcionar um fácil acesso ao público. As outras duas especiais, TM e Just1, serão em trilhas com terreno liso, e não temos previsão de chuva. As especiais foram montadas em locais onde já foram realizadas provas, sendo agora uma evolução desses trajetos. Tudo com a ajuda e a experiência de anos do Motoclube Trilheiros do Horizonte. Isso dá tranquilidade aos pilotos, pois já estamos chegando na metade do campeonato e as disputas estão acirradíssimas. Estamos vendo vários pilotos novos mostrando muita evolução, e os experientes andando forte para manter o nível sempre alto.

Presidente do Motoclube Trilheiros Horizonte, Leandro Batisti nos trouxe um pouco das suas expectativas em relação à prova:

As expectativas são as melhores, pois já estamos no terceiro ano seguido de prova e na organização do Campeonato Brasileiro. Agora, com um pouco mais de experiência, tivemos mais facilidade na organização. Estamos sempre aprendendo para fazer o melhor e esperamos muitos pilotos. Vai ser uma prova muito bem elaborada, com muito cuidado, muito carinho, sempre buscando as melhores trilhas.

No sábado (17), a sétima etapa da competição começa logo cedo. Quem lidera o campeonato na categoria GERAL-ELITE é Patrik Capila (Beta Racing), seguido do jovem Luciano Rocha (PowerHusk) e do experiente Rômulo Bottrel (Honda Racing). No domingo (18), acontece a oitava etapa, que define os vencedores da prova e os líderes de cada categoria.

Na GERAL-OPEN, a liderança é do catarinense Felipe Legarrea (KTM), com André Dalsasso na segunda colocação e Danilo Sfalsim na terceira colocação.

O percurso total de cada etapa será composto por três voltas com 45km de extensão aproximadamente.

O ranking completo de todas as categorias pode ser visualizado no endereço eletrônico brasileirodeenduro.esp.br/

O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e Just1. Conta com o copatrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57, HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos, Base 41.

Programação: (*os horários podem ser alterados)

15 de junho (quinta-feira)

A partir de 07h – início reconhecimento das ESPECIAIS TM e JUST1

A partir da 12h – início reconhecimento da ESPECIAL HONDA

16 de junho (sexta-feira)

14h às 18h – Secretaria de Prova;

19h – Super Prime (em frente a Prefeitura Municipal);

21h – show com a Banda SKEMA;

17 de junho (sábado)

08h às 10h – vistorias / guardar motos no parque fechado. MOTOS JÁ VISTORIADAS;

09h30 – briefing (área de largada);

10h – largada dos dois primeiros pilotos;

16h – Pre-Finish – Paddock;

16h – parque fechado;

20h – divulgação dos resultados oficiais do dia, tenda do CBE;

20h30 – premiação do Catarinense e do Sul Brasileiro;

18 de junho (domingo)

08h – largada dos dois primeiros pilotos;

14h – parque fechado;

A partir das 16h – divulgação dos resultados oficiais no paddock.

CALENDÁRIO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO 2023

1.ª prova – 10, 11 de 12 de março – Mairiporã (SP)

2.ª prova – 21, 22, 23 de abril – Patrocínio (MG)

3.ª prova – 26, 27, 28 de maio – Venda Nova do Emigrante (ES)

4.ª prova – 16, 17, 18 de junho – Novo Horizonte (SC)

5.ª prova – 21, 22, 23 de julho – Aracruz (ES)

6.ª prova – 25, 26, 27 de agosto – Belo Vale (MG)

7.ª prova– 13, 14, 15 de outubro – Tapejara (RS)

CBM