Marco histórico: Após quase 40 anos, Sorocaba recebe o BRMX

 Marco histórico: Após quase 40 anos, Sorocaba recebe o BRMX

Foto: Déo Martins/AmazonMoto

A expectativa no coração de quem vibra ao ver os lindos “pegas” nas pistas do BRMX, o maior da América Latina, é grande para a abertura das competições. Com data confirmada para os dias 9 e 10 de abril, a primeira etapa do Sportbay Campeonato Brasileiro de Motocross 2022 será no Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo, e marca o retorno do brasileiro à cidade, após quase 40 anos.

O evento está sendo ainda mais aguardado por pilotos e amantes do MX que estiveram presentes na última competição do brasileiro em Sorocaba, em 1984. Mauro Guazzelli Gomes, mais conhecido como Rosera, que correu por 25 anos com o #35 e arrastou muitos títulos, como o 10x campeão paulista, campeão da Copa Honda, Copa Yamaha, Copa Cuesta e muitos outros, é um desses.

Sorocaba é uma cidade de motociclismo, sempre se destacou nesse meio. Estou muito contente de ter uma corrida aqui, de saber que a Confederação Brasileira de Motociclismo vai estar em Sorocaba”, afirmou o piloto, que guarda com carinho as roupas e acessórios que usava na época, inclusive foi nesse período que ele começou a competir motocross, motivado por Paulo Caramez, construtor de pista da CBM há 15 anos. Os dois estudaram juntos e se conhecem desde a adolescência.

Ele era aficcionado e ficava desenhando moto e pistas no caderno, já naquela época, e a gente fez uma corrida aqui (Sorocaba) em 84, nesse mesmo ano eu comecei a correr”, afirmou, enfatizando que foi em Sorocaba que Paulo Caramez fez a primeira “mesa”, depois de ter assistido o salto em uma fita VHS vinda do exterior.

Para a abertura do brasileiro deste ano, Paulo Caramez afirmou que os pilotos podem aguardar uma pista divertida, porém técnica e bem tratada. “O pessoal vai conseguir desenvolver toda técnica em que estão se preparando nesta pré-temporada”, afirmou, ao destacar que o público também pode esperar grandes espetáculos ao ver os pilotos brilhando nas pistas que são feitas para atingir a média de 55 KM/h, medida de segurança regulamentada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Rubens de Oliveira, mais conhecido como Binho, foi mecânico de Rosera, à época, e esteve na última competição em Sorocaba. Não podendo estar presente na abertura do BRMX deste ano, por morar e trabalhar no exterior, o mecânico de grandes pilotos brasileiros disse estar feliz em saber que a abertura do evento será na cidade, depois de um longo tempo. “Eu sentia muito orgulho de estar ali e fazer parte do evento em si. Aquilo era um sonho e fazer parte foi muito gratificante”, relembrou Rubens.

Carlos Skateninha Ourique foi o primeiro a pilotar uma motocicleta de motocross kawasaki no Brasil, em 79, e participou da primeira equipe Honda no Brasil, em 81. “Para mim, tudo isso é maravilhoso. Fiz parte desse início do Motocross e honro muito as minhas fontes, os ídolos e os pilotos das antigas, tanto de motovelocidade quanto motocross”, disse o piloto, que estará prestigiando o evento.

Do Mato Grosso do Sul, Marcos Vinicius Ribeiro, o  Mano, que compete MX desde 1998, intensificou os treinos e se prepara para a 1ª Etapa. “Com o novo regulamento da CBM, acho que vai chamar mais pilotos. Espero fazer um bom resultado e estar subindo no pódio novamente”, disse o piloto, que correu de forma profissional de 2003 a 2005 e acumula títulos. Atualmente, correndo por hobbie, é vice-campeão brasileiro na categoria MX3, desde 2019.

A paixão pelo esporte veio através do meu pai, que corria profissionalmente e foi quem me ensinou a andar de moto”, disse Mano, que é filho de Osmar Ferreira, que usava o número 11, número que Mano usa nas corridas. Osmar foi piloto oficial Yamaha em 83, ganhou várias provas no Campeonato Brasileiro e estadual do Mato Grosso do Sul e competiu na última etapa em Sorocaba.

Tive esse privilégio de aprender com uma pessoa já muito experiente que, na época, já tinha muitos títulos, sabendo passar para a gente as técnicas, as aprendizagens de pilotagens, que é a grande dificuldade dos que estão começando. Para mim, foi um privilégio aprender com quem já era campeão”, concluiu.

Para garantir a compra do ingresso, clique aqui.

A abertura de inscrições para os pilotos será anunciada em breve, aqui no site.

Público de todo o país e exterior poderá assistir ao evento através da transmissão ao vivo pelo canal da Sportbay, no Youtube.

Por Rosiane Rodrigues – Assessora de Imprensa CBM.