Sábado de disputas e campeões antecipados na 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross

 Sábado de disputas e campeões antecipados na 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross

Foto: Alberto Barbosa

A 6ª do Campeonato Brasileiro de Motocross na cidade de Limeira (SP), iniciou na sexta-feira (15/09), com últimos ajuste e treinos livres para algumas categorias.

No sábado, o dia foi marcado por muita adrenalina e gates lotados.  Por volta da 9h iniciaram os treinos livres e cronometrados, proporcionando aos pilotos a oportunidade de explorar e se familiarizar com a incrível pista que conta mais de 1.700m.

À tarde, logo após a finalização dos treinos cronometrados, iniciaram as provas oficias com cinco categorias, sendo elas: MX2JR, MX4, Nacional, MX5 e 50cc. Dessa prova, dois pilotos saíram, surpreendentemente, campeões antecipadamente.

Pela categoria MX2JR, Bernardo Tiburcio antecipadamente, se consagrou Campeão Brasileiro 2023. O piloto da equipe KTM Pro Tork fez mais uma excelente prova no campeonato. Largou de ponta a ponta e se manteve até o final.

Vitor Borba que também estava na forte disputa pelo título, largou na segunda posição e ia se aproximando segundo por segundo de Be, quando um problema em sua moto acabou comprometendo seu campeonato.

Resultado:

1º – Bernardo Tiburcio
2º – Afonso Gomes
3º – Otavio Pedro
4º – Arthur Gomes
5º – Gabriel Bilhar

A categoria MX4 foi uma das que contou com gates lotados e no meio de tantas motos, quem largou melhor e mostrou muita habilidade e técnica foi o piloto da equipe JP Racing, Roosevelt Assunção. Roosvelt se manteve na ponta do início ao fim levando mais um troféu de 1º lugar para casa.

Nesta  categoria a grande disputa foi pela 2ª posição. Markolf Bertchtold largou em segundo e se manteve na segunda posição por grande parte do tempo de prova, disputando posição com Cristian Kehl.

Com essa disputa pela 2ª posição, quem foi se aproximando, posição por posição, foi Willian Guimarães, que soube efetuar muito bem cada ultrapassagem, ficando com a 2ª posição e a liderança do campeonato.

Resultado:

1º – Roosevelt Assunção
2º – Willian Guimarães
3º – Markolf Berchtold
4º – Cristian Kehl
5º – Fabricio Shincariol

A categoria Nacional foi a terceira prova do dia e o destaque foi o líder do campeonato, o piloto da equipe 595 Racing, Gabriel Montagner que não largou bem e acabou ficando para trás, mas a gana de vencer fez com que o piloto disputasse posição por posição, levando o primeiro lugar.

O piloto Kioman que veio para disputar esta etapa, largou muito bem e fez uma belíssima prova duelando lado a lado com Kehl pela segunda posição, porém o piloto Marquinho Moraes que vinha mais atrás, assumiu a segunda posição e se manteve assim até finalizar a prova.

Resultado:

1º – Gabriel Montagner
2 º – Marquinho Moraes
3º – Kioman Muñoz
4º – Cristian Kehl
5º – PV Cunha

Com uma pista extensa, muitos saltos e desafios, na categoria MX5 quem se adaptou melhor foi o piloto Juca Bala que se deu bem e garantiu o lugar mais alto do pódio.

Esta categoria foi mais uma que contou com muitos pilotos alinhando no gate, o que exigiu dos competidores muita técnica e conhecimento para saber o momento certo de efetuar uma ultrapassagem segura, evitando quedas e consequentemente influenciado no resultado final.

A classificação geral desta categoria que estava muito apertada, com a 5ª posição de Adilson Maguila abriu uma diferença de 9 pontos do primeiro colocado (Juca Bala) para o segundo (Adilson Maguila), levando a decisão para a 7ª e última etapa do campeonato.

Resultado:

1º – Juca Bala
2º – Walter Tardin
3º – Luciano Duenti
4º – João Doido
5º – Adilson Maguila

A última categoria do dia foi a 50cc, onde tivemos mais de vinte crianças disputando a prova.

Com a grande vitória do piloto Joao Vitor Ferreira, o mesmo se consagrou Campeão Brasileiro de Motocross 2023 e levou a equipe Gas Gas para o lugar mais alto do pódio.

O seu adversário direto, Ben Sagae que também estava na disputa pelo título, acabou caindo e ficando com a última posição, mas mesmo com esse problema e o campeonato já “finalizado”, o pequeno Ben mostrou que a palavra desistir não está em seu dicionário e com muita dedicação e garra, completou a prova.

Outro piloto destaque, foi Pepe Fraga que vem se recuperando de uma lesão no braço e garantiu P4.

1º – João Vitor Ferreira
2º – Artur Lorenzo
3º – Henrique Spinasse
4º – Pepe Fraga
5º – Vitor de Andrade


Acompanhados por um céu azul e o sol radiante, vamos para um domingo de provas intesas e pontos importantes para nos encaminharmos para a final do campeonato.

O palco está pronto para receber a todos os amantes do esporte neste domingo 17/09, na cidade de Limeira (SP). A entrada é gratuita.

CBM