Chegamos a metade do Campeonato Brasileiro de Enduro e nunca tivemos tantas disputas.

 Chegamos a metade do Campeonato Brasileiro de Enduro e nunca tivemos tantas disputas.

A temporada 2023 está eletrizante, todas as categorias estão abertas, o que vai tornar estas últimas 3 provas muito interessantes, pois as disputas é que nos movem.

Categoria E1, Loandro Anton, o “Lolo” #133 (KTM) lidera a categoria, com 194 pts, tem certa tranquilidade, após uma lesão do vice-líder Vinicius Calafati #1 (Honda), 135 pts, que está se recuperando rapidamente e muito bem de uma cirurgia no joelho, em breve estará de volta na disputa. Em terceiro de olho nos pontos, “Tata” Pelegrino #513 (Dyva) com 121 pts, que está de olho no vice-campeonato.

Categoria E2, 2 pilotos se destacam e estão em disputa direta. Patrik Capila #33 (Beta), 200 pts, tem feito provas consistentes, mas o experiente Romulo Bottrel, #22 (Honda), 176 pts, tem sempre feito tempos muito próximos dos líderes e se mantem na disputa, também acompanhados de Bruno Martins #6 (Dyva) e Washington “Caipirinha” #12 (TM) em terceiro, 120 pts, e quarto 102 pts, respectivamente.

Categoria E3, a revelação anunciada Luciano Rocha #94 (Husqvarna), 200 pts, tem sido imbatível na categoria e a vice-liderança tem sido disputadíssima, entre Fernando “Juruna” #14 (Dyva), 170 pts, o Argentino Crispy Ariegada #9 (KTM), 162 pts, Nicolas Rodrigues #4 (TM), 152 pts, seguidos por Felipe Cantú #114 (KTM), 138 pts. Eles têm alternado posições e todos têm boas possibilidades de subirem na tabela.

Categoria Junior, para jovens pilotos de até 23 nos, tem nos trazido ótimos resultados e garantindo a renovação do Enduro. Joaquim Neto #711 (Husqvarna) 191 pts vem disputado corrida a corrida, segundo a segundo com Bernardo Tibúrcio #3 (KTM), 184 pts. Pelo terceiro lugar, também disputadíssimo entre: João Pedro #777 (Sherco) 152 pts, Jean Zandonadi #8 (Beta), 152 pts e Renato Paz “Muguinho” #101 (Dyva) 150 pts, estes 3 pilotos praticamente empatados comprovam que a modalidade tem futuro garantido, e muita emoção pela frente.

Categoria E4, que é a porta de entrada do Grupo ELITE, tem o imbatível Alexandre “Brankim” #92 (Honda) na liderança, 189 pts seguido por Flavio Volpi #16 (Mattos), 166 pts e Leonel Zanatto #227, 116 pts. Nesta categoria sempre existe a possibilidade de algum piloto local, que não segue todo Brasileiro de Enduro surpreender, como Leôncio Kruger #125 (Just1) fez venceu a prova em Venda Nova do Imigrante ES, estamos aguardo a próxima prova em Aracruz ES.

Estas 5 categorias (E1, E2, E3, EJ e E4) disputadíssimas, formam o grupo da categoria ELITE onde disputam para conquistar o título mais cobiçado, o de campeão, do Enduro no Brasil. Na ELITE os tempos e pontos são computados sem a divisão da categoria base, unindo todas elas, então cada situação cada prova tem suas características que pode favorecer ou não determinada categoria. Nesta situação lidera Patrik Capila #33 (Beta), 195 pts, seguido por Luciano Rocha #94 (Husqvarna), 172 pts, Romulo Bottrel #22 (Honda), 158 pts, Joaquim Neto #711 (Husqvarna) 134 pts e Bernardo Tibúrcio #3 (KTM), 128 pts, fechado os TOP 5. Vale destacar que entres os 5 primeiros são de 4 categorias diferentes, e 4 marcas de motos diferentes, mostrando todo potencial e nível das disputas já que matematicamente as trocas de posições na classificação são eminentes.

Intermediaria, vem se destacando André Dalsasso #914 (KTM), 190 pts, seguido por João Pedro Martini #313 (TM), 178 pts, empatados com 124 vem Douglas Dalzochio #833 (KTM) e Olacir Pontieri #61 (Sherco).

E35, Felipe Legarrea #29 (KTM) lidera com 191 pts, em aberto a segunda posição, disputada por Felipe Carlette #128 (EDGERS) 128 pts, Daniel Morandini #50 (Mattos), 126 pts e Eugenio Lima #535 (DYVA). 113 pts.

E40, está sendo a mais disputada do Campeonato. 5 pilotos lutam bravamente pelas possibilidades separados por 31 pontos. Rodrigo Lopes “Baixinho” #559 (KTM), 172 pts, José Monteiro #123 (IMS), 172 pts, Claudiney Couto #120 (Mattos), 169 pts, Aloisio Assis “Loló” #182 (Sherco), 162 pts e Ewerson Lorenzi “Sapinho” (HSS), 142 pts.

E45, o dedicado e favorito, mantem 100% de aproveitamento, Adriano de Ávila “Tilanga” #135 (Sherco) 200 pts, vem seguido por Marcio Tazinatto “Grandão” #437 (Mattos), 164 pts, Luciano de Menezes #37 (Mattos) 120 pts, Eduardo Souza “Edu” #773 (IMS) 109 pts acompanhados de Júlio Mouro #55 (KTM) 85 pts.

E50, Luiz Barbosa “Lula” #36, lidera com 178 pts, seguido pelo multi-campeão Mauricio Fernandes #111 (Husqvarna), 165 pts, perseguidos por Júlio Pereira #495 (HSS) 142 pts.

E55, a categoria dos mais experientes, anos e anos de off road. José Antônio Cadima “Butu” #119 (KTM) puxa a fila com 197 pts, seguido do consistente e disciplinado Manoel Simas #340 (TM), 163 pts. Também merecem ser citados pela vitalidade e disposição na disputa, Cesar Meconi, #600 (HSS), 76 pts Valvissir Aguilar “Ciro” #66 (EDGERS), 44 pts e Jesus Fernandes, sempre presente nas provas de enduro.

Feminina, Barbara Neves #116 (Honda), 197 pts defende o título, mas as meninas estão na disputa, Gabi Zanotto #109, 164 pts, Larissa Lelés #425 (IMS), 158 pts, Erika Mroginski #775 (KTM), 138 pts e Patrícia Campos #788 (HSS), 85 pts tem alternado posições na classificação das provas.

EIA, para “amadores”, Arthur Marques Almeida #202 lidera com 174 pts, seguido por Leandro Batisti #377 (KTM), 138 pts, Vinicius Aguilar #19 (EDGERS), 115 pts e Paulo Vinicius “Caveira”, #107 (Sherco), 112 pts.

ENA, também para “amadores” com motos de menor potência. Luiz Gustavo “Sorvetinho” #550, 150 pts, tem se destacado, seguido por Iran Bittencourt #341 (IMS), 119 pts, Uyter Dias #201 (IMS), 118 pts e Matheus Bortolleto #433 (HSS) 53 pts.

Como na ELITE, temos também outro grupo de categorias que travam a batalha pela OPEN, composta pelas categorias: Intermediaria, E35, E40, E45, E50, E55, EF, EIA, ENA e EY. Felipe Legarrea #29 (KTM) lidera com 174 pts, André Dalsasso #914 (KTM), 162, seguidos pela disputa do terceiro posto por Danilo Sfalsin #21 (Just1), 116 pts, João Pedro L. Martini #313 (TM), 115 pts e Aloisio Assis “Loló” #182 (Sherco), 104 pts.

Temos também as categorias KIDS, que são disputadas em 4 provas, as quais tem condições e logística para serem realizadas. Elas são coordenadas pelo “Tio Telão”, são a base para os futuros pilotos e traz para perto do ambiente competitivo estas crianças.

YOUTH, destaque para: Danilo Sfalsin #21 (Just1), 147 pts, Gustavo Ribeiro #205, 128 pts, Pedro Ferro (Mattos), 101 pts, Gustavo Meireles #233 (Mattos), 95 pts, e Matheus Stumpff #212 (HSS), 82 pts, são os TOP5.

KIDS infantil, a disputa está entre Henrique Spinasse #232, 95 pts e João Roberto #11, 78 pts.

KIDS Cadete, Theo Ramos #111 (Just1), 100 pts, Pedro Henrique Spindler #111, 86 pts, João Pedro Gruri #510, 70 pts, e Felipe Pimenta #257, 58 pts.

KIDS Juvenil, Kauã de Souza #74, 95 pts, Leandro Carlesso #27, 86 pts, Isaac Scardini #312, 82 pts e Fernando Silvestre #12 (Just1), 60 pts, estão na disputa.

KIDS Feminina, “Gabi” Azevedo #117 (Just1), 97 pts, e Eduarda Campos #3 (HSS), 91 pts, disputam a ponta da tabela.

Com todas estas informações se tem noção como o Campeonato Brasileiro de Enduro cresceu, tanto em números e quantidades e principalmente quanto em disputas. Também há de se considerar os descartes, pois cada piloto ainda terá que descartar seu pior resultado, o que vai embolar e mudar esta matemática. Portanto acompanhem as disputas entre os pilotos de norte a sul do Brasil, façam suas apostas. Que vença o melhor.

VIVA O ENDURO!

Texto: Maurício Brandão – Fotos: Dirt Photos