Chuva, lama e determinação marcaram a primeira etapa da competição

 Chuva, lama e determinação marcaram a primeira etapa da competição

Acostumada a sediar provas decisivas do Campeonato Brasileiro de Enduro para motocicletas, dessa vez, a cidade de Mairiporã (SP) recebeu a família do off-road para a abertura da competição. Mesmo com toda a preparação, a chuva impossibilitou as provas no domingo, como comentou o promotor e organizador do campeonato, Maurício Brandão. “ Foi uma prova pensada e preparada com todo carinho para um início de campeonato que o Brasil e a América do Sul merecem. Tivemos uma chuva muito acima de todas as previsões climáticas e paralisamos a etapa no domingo, em total a concordância com as equipes. Vamos usar o critério já aplicado e criar uma etapa bônus”.

Com o alto volume de chuvas no estado de São Paulo, as equipes enfrentaram muita lama e um piso escorregadio, obrigando os pilotos a usarem toda a sua técnica e preparo físico. Com o cancelamento das provas de domingo, passaram a valer os resultados do sábado.

Na sexta-feira, a Super Prime, disputa que abre o campeonato e oferece um circuito fechado – com obstáculos que simulam situações reais que os pilotos enfrentam, aproximou mais uma vez o público local do espetáculo com o ronco dos motores.

Oriundo do Motocross, o estreante Bernardo Tibúrcio da equipe KTM, venceu a prova e mostrou porque é um dos grandes talentos da atualidade. “Por conta da chuva, a Super Prime estava com um terreno bem liso, mas foi bem foi legal. Me diverti e conseguimos fazer uma boa prova sem erros para garantir o primeiro lugar”, contou o piloto mineiro de apenas 15 anos de idade.

No sábado, foi a vez da competição entrar nas trilhas escorregadias para percorrer os aproximadamente 123 quilômetros de percurso, dividido em três voltas de 41 quilômetros. O Extreme Test Honda teve deslocamento em asfalto e seguiu rumo ao Pico do Olho d’Água, com um percurso de 2,5 quilômetros. Completaram o difícil trajeto o Enduro Teste Just1, com 3,5 quilômetros, e o Cross Teste TM, com 2,5 quilômetros.

Campeão da categoria E1 em 2022, Vinícius Calafati largou na frente mais uma vez. O piloto Honda Racing venceu no sábado e nos trouxe suas impressões. “Estou bem satisfeito com o resultado. A primeira etapa é sempre um pouco mais tensa, mas agora que começou é só fluir, bola para frente e vamos para as próximas. Infelizmente não tivemos o dia de domingo, mas é assim mesmo e não dá para controlar tudo. Bóra para a próxima”.

Patrik Capila, equipe Beta Racing, foi o grande vencedor da primeira prova da temporada 2023 na geral Elite/geral e da categoria E-2 “Foi um final de semana bem difícil, com bastante chuva. No sábado, consegui fluir bastante e me adaptei ao circuito. A prova estava muito boa, infelizmente a chuva atrapalhou um pouco, mas para mim foi uma etapa excelente e sai vencedor, comentou o piloto capixaba”.

Gustavo Pellin, equipe KTM, vencedor da Open e E35. “ Feliz com o resultado. Prova só rodou um dia, mas as especiais estavam bem divertidas, com bastante barro, bastante lodo. Me diverti bastante e acabei com a primeira colocação”.

O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e Just1. Conta com o co-patrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57, HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos, Base 41.

CALENDÁRIO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO 2023

1ª Prova – 10, 11 de 12 de março – Mairiporã (SP)

2ª Prova – 21, 22, 23 de abril – Patrocínio (MG)

3ª Prova – 26, 27, 28 de maio – Venda Nova do Emigrante (ES)

4ª Prova – 16, 17, 18 de junho – Novo Horizonte (SC)

5ª Prova –-– 21, 22, 23 de julho – Aracruz (ES)

6ª Prova – 25, 26, 27 de agosto – Belo Vale (MG)

7ª Prova – 13, 14, 15 de outubro – Tapejara (RS)