RALLY DAKAR – Prévia Giro Azul da edição 2022

 RALLY DAKAR – Prévia Giro Azul da edição 2022

O desafio na imensidão do deserto começa neste sábado, 1º de janeiro de 2022… Imagem Yamaha Racing

Todo início de ano a comunidade do esporte a motor se volta para a maior aventura fora-de-estrada do mundo, o Rally Dakar.
Desde a primeira edição, em 1979, o rally atrai pilotos de vários países, mas conflitos políticos sempre estiveram presentes, culminando com o cancelamento da edição 2008 na véspera da largada.

imagem Memória Motor/João Mendes

Os brasileiros Klever Kolberg e André Azevedo foram os pioneiros no Dakar, com motos Yamaha Teneré 600.

De 2009 a 2019 a prova aconteceu na América do Sul, em grande parte na Argentina, sempre mantendo o nome de Rally Dakar.
A edição 2022,  a terceira disputada na Arábia Saudita, terá colossais 8.375 quilômetros de jornada, dividos em 12 etapas especiais de velocidade pura entre os dias 1º e 14 de janeiro.

A lista de inscritos soma 582 veículos, sendo 153 na categoria motos, habitualmente a mais numerosa.

Stéphane Peterhansel, o ‘Monsieur Dakar’…

A equipe oficial Monster Energy Yamaha Rally Team foi reformulada, estando agora sob o comando do consagrado Stéphane Peterhansel, 13 vezes vencedor do Dakar, sendo 6 na categoria motos – e campeão mundial de enduro em 1997 – sempre correndo pela Yamaha.

Branch (16), Short (29) e Van Beveren (I42), trio azul no Dakar 2022… Foto Yamaha Racing

O time azul terá três pilotos; o vice-campeão mundial de Rally Cross-Country 2021 Adrien Van Beveren, da França, o africano de Botswana Ross Branch, vencedor do Rally do Cazaquistão e top 10 no Mundial 2021, e o norte-americano Andrew Short, que veio do motocross para o rally e fechou a temporada como 9º no ranking mundial.

Aliás, a partir deste ano o Dakar passa a contar pontos como etapa de abertura do Mundial de Rally Cross-Country, sancionado pelas Federações Internacionais de Motociclismo e Automobilismo.

Medeiros é o Brasil sobre quatro rodas – e um guidão… Foto Divulgação

Infelizmente não teremos pilotos brasileiros competindo na categoria motos, mas o maranhense Marcelo Medeiros, tetracampeão do Rally dos Sertões e top 4 na edição 2018 do Dakar, vai estar na luta com seu quadriciclo Yamaha Raptor 700, competindo com o número 183.
Que lhe traga muita sorte.

Roteiro do Rally Dakar 2022

A história começa a ser escrita neste no sábado , 1º de janeiro, com o prólogo que unirá as cidades de Jeddah e Ha’il,  834 quilômetros de percurso, dos quais somente 19 serão contra o relógio, embora sirva de aclimatação para homens e máquinas.

PRÓLOGO — Sábado, 1º de janeiro de 2022
Jeddah > Ha’il
Especial: 19 km
Deslocamento total: 834 km

Os primeiros 15 classificados poderão escolher por que ordem de largada no domingo, altura em que se disputará a fase 1 com uma volta em Ha’il de 546 quilómetros , sendo 334 válidos para a corrida no meio de uma paisagem montanhosa, com foco na navegação.

ETAPA 1 — Domingo, 2 de janeiro de 2022
Ha’il > Ha’il
Especial: 334 km
Deslocamento total: 546 km

No dia 3 de janeiro teremos a segunda etapa, de Ha’il a Al Artawiya , ao longo de 585 quilômetros, dos quais 339 serão de mão no fundo em especial cronometrada após a passagem pelas primeiras dunas, mas não vale arriscar muito,porque no dia seguinte será o início do a etapa maratona.

ETAPA 2 — Segunda-feira, 3 de janeiro de 2022
Ha’il > Al Artawiyah
Especial: 339 km
Deslocamento total: 585 km

Nesta fase do rally, apenas os concorrentes podem fazer a manutenção de seus veículos através da rota que vai levar os desafiantes de Al Artawiya até o deserto de Al Qaysumah através de 554 quilômetros, sendo 368 de especial. A grande quantidade de areia desaparecerá no final do dia, cedendo espaço às  pistas rápidas, onde precisão na navegação e na conservação dos pneus serão fundamentais para um bom desempenho.

ETAPA 3 — Terça-feira, 4 de janeiro de 2022
Al Artawiyah > Al Qaisumah
Especial: 368 km
Deslocamento total: 554 km

A quarta etapa terá 707 quilômetros de percurso, sendo 465 em especial na direção ao sul, com a caravana indo de Al Qaysumah a Riad, capital da Arábia Saudita. No 5 de janeiro, estradas rápidas aparecerão antes das dunas e áreas pedregosas que exigirão cálculos certeiros.

ETAPA 4 — Quarta-feira, 5 de janeiro de 2022
Al Qaisumah > Riad
Especial: 465 km
Deslocamento total: 707 km

A ação segue no dia seguinte com o quinto trecho da competição, que manterá os pilotos em Riad com um laço (início e término no mesmo ponto) de 563 quilômetros de deslocamento e 348 cronometrados. A terra e as rochas irão predominar, com uma seção de dunas por quase 80 quilômetros. Quem dominar as dunas sairá em vantagem – mas falar é fácil, hehe.

ETAPA 5 — Quinta-feira, 6 de janeiro de 2022
Riad > Riad
Especial: 348 km
Deslocamento total: 563 km

No dia seguinte, fechando a primeira semana, Riad continuará a ser o cenário principal, porque lá será feito mais um laço, desta vez com 635 quilômetros de deslocamento e 421 em tomada de tempo. As travessias vão exigir precisão na navegação antes de chegarem às dunas, que antecedem os caminhos velozes do fim do dia.

ETAPA 6 — Sexta-feira, 7 de janeiro de 2022
Riad > Riad
Especial: 421 km
Deslocamento total: 635 km

No dia 8 de janeiro, próxima etapa do roteiro, o merecido dia de descanso. Tempo de fazer a manutenção dos veículos e planejar os próximos passos – para os que lá chegarem, hehe.

DESCANSO – Sábado, 8 de janeiro de 2022
Riad

Na sequência do rally, a caravana irá de Riad a Al Dawadimi, 700 quilômetros de jornada, sendo 401 cronometrados, com mais de 100 quilômetros de dunas e muitos ergs (vastas áreas de dunas de areia fina – e profunda – com pouca ou nenhuma vegetação, que se movem em função do vento) antes de fechar o dia em trilhas rápidas, porém traiçoeiras.

ETAPA 7 — Domingo, 9 de janeiro de 2022
Riad > Al Dawadimi
Especial: 401 km
Deslocamento total: 700 km

A oitava etapa vai de Dawadimi ao Wadi Ad Dawasir, rumo sul da Arábia Saudita, com 828 quilômetros no total, dos quais 394 serão cronometrados, em um panorama dominado por vales e dunas de areia fina. Alguns não conseguirão terminar o estágio sob a luz do dia, o que pode complicar ainda mais o desafio da segunda-feira no deserto.

ETAPA 8 — Segunda-feira, 10 de janeiro de 2022
Al Dawadimi > Wadi Ad Dawasir
Especial: 394 km
Deslocamento total: 828 km

No dia seguinte, largada um pouco mais tarde para ajudar os retardatários da véspera e um novo laço de 490 quilômetros (com 287 em especial cronometrada) na região de Wadi Ad Dawasir. A areia grossa de repente dará lugar a estradas mais rápidas entre rochedos, exigindo bastante atenção na navegação.

ETAPA 9 — Terça-feira, 11 de janeiro de 2022
Wadi Ad Dawasir > Wadi Ad Dawasir
Especial: 287 km
Deslocamento total: 490 km

Depois de Wadi Ad Dawasir o próximo destino será Bisha, onde terminará a décima etapa , que terá 757 quilômetros no total, sendo 374 em velocidade plena. As travessias serão combinadas com pistas rápidas que exigirão muita precisão para evitar perda de tempo nos cruzamentos.

ETAPA 10 — Quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
Wadi Ad Dawasir > Bisha
Especial: 374 km
Deslocamento total: 757 km

A décima primeira etapa terá Bisha como cenário de mais um laço, desta vez de 500 quilômetros, com 345 deles contando tempo. Dunas de todos os tipos serão o obstáculo a ser vencido neste estágio, considerado pelos organizadores como o mais técnico da reta final do Dakar. Momento definitivamente decisivo…

ETAPA 11 — Quinta-feira, 13 de janeiro de 2022 
Bisha > Bisha
Especial: 345 km
Deslocamento total: 500 km

Em 14 de janeiro teremos a 12ª e última etapa, de Bisha a Jeddah, um total de 676 quilômetros, dos quais apenas 163 podem alterar a classificação geral da competição. As dunas ficaram para trás e teremos pistas de areia, mais velocidade e, para os que foram bem, diversão, precedendo o pódio dos vencedores no Jeddah Waterfront, à beira do Mar Vermelho.

ETAPA 12 — Sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
Bisha > Jeddah
Especial: 163 km
Deslocamento total: 676 km

TOTAL DE ESPECIAIS= 4.258 km
TOTAL GERAL= 8.375 km

Potz, fiquei cansado só de escrever esse resumo, imaginem pilotos, navegadores (nos carros e caminhões) e equipes.
Que os Deuses da velocidade os protejam…
E pau nas máquinas!
Giro Azuuul