Segunda vitória em três corridas para Lawrence em Daytona

 Segunda vitória em três corridas para Lawrence em Daytona

A nona rodada da série AMA Supercross 2022 também foi a 52ª Daytona Supercross no Daytona International Speedway, onde Jett Lawrence, da Equipe Honda HRC, conquistou uma vitória na corrida de calor de 250SX East antes de cobrar uma vitória dominante no main-event.

No evento principal, Lawrence assumiu a liderança por volta 2 e rapidamente estabeleceu uma diferença decente. O jovem australiano correu impecável para os damas com uma margem de vitória de mais de 14 segundos, tomando a única posse da liderança dos pontos e da placa vermelha. Foi a quinta vitória de 250SX de sua carreira, a segunda nas três rodadas da Região Leste realizadas até agora este ano, e a quarta em suas últimas seis corridas indoor que remontam à temporada passada.

Na classe 450SX, Chase Sexton e Ken Roczen conquistaram o terceiro lugar em suas respectivas corridas de calor antes de Sexton garantir o mesmo resultado no evento principal – o sétimo pódio de sua jovem carreira – enquanto Roczen terminou em sétimo. Sexton teve um bom começo de evento principal a bordo de seu CRF450R e ganhou posições valiosas no início como resultado de uma colisão Jason Anderson/Malcolm Stewart. Nas seis primeiras voltas, Sexton perseguiu o líder Cooper Webb, e embora o jovem de 22 anos tenha perdido um lugar para o eventual vencedor Eli Tomac com 11 minutos e meio no relógio, ele continuou a andar na pista áspera com equilíbrio e controle, levando a bandeira quadriculada em terceiro lugar. Sexton agora está em quinto lugar na busca pelo título. Enquanto isso, Roczen teve um bom começo de evento principal e correu até o quinto no início antes de cair para o sétimo lugar.

ANOTAÇÕES

Com todos os quatro pilotos da Equipe Honda HRC tendo bases domésticas na Flórida, o esquadrão foi direto da rodada de Arlington para o Sunshine State, onde eles testaram e se prepararam ao sul de Daytona durante a semana. O piloto da Região Oeste, Hunter Lawrence, estava presente em Daytona para apoiar seu irmão mais novo Jett e a equipe.

Tendo sido fechado para os fãs no ano passado devido à pandemia, as garagens, paddock e pit road foram reabertos mais uma vez, e as atividades pós-corrida foram reintroduzidas.

A sessão de equitação do Daytona Media Day aconteceu no speedway na sexta-feira, com os pilotos da Equipe Honda HRC Ken Roczen, Chase Sexton e Jett Lawrence participando.

A corrida deste ano marcou a 52ª aparição consecutiva de supercross no Daytona International Speedway, onde a Honda tem as vitórias mais importantes de qualquer fabricante, com 17.

Daytona experimentou condições climáticas quentes durante o fim de semana, com temperaturas em torno de 70º F no momento em que o programa noturno começou.

Este foi o primeiro evento de Daytona de Jett Lawrence, e marcou o nono pódio indoor de sua carreira.

Sexton foi convidado para participar de uma entrevista para o Race Day Live. O nativo de Illinois também participou de uma troca de camisas com a atleta olímpica de BMX Felica Stancil que, como Sexton, usa o número 23.

No treino classificatório da manhã, Roczen fez o quarto melhor tempo dos 450SX, com 1m11s254 na sessão final, com Sexton sendo o sétimo mais rápido. O piloto da SmarTop/Bullfrog Spas/MotoConcepts Honda Justin Brayton foi o 14º melhor e o companheiro de equipe Vince Friese foi o 17º melhor, com Cade Clason, da SGB Unlimited Honda, em 21º.

O CRF250R é a moto preferida na classe 250SX East, com 14 dos 40 pilotos para se qualificar para o programa noturno de Daytona Riding Red, bem como nove dos 22 pilotos no evento principal. Mais uma vez, Lawrence anotou os tempos de volta mais rápidos em ambas as sessões de qualificação cronometradas pela 250SX East, com um melhor de 1m11s947 na última partida. Jordon Smith, da Fire Power Honda, foi o quarto, Kyle Peters, da Phoenix Racing Honda, sétimo, Jarrett Frye, da Fire Power, 12º, Mitchell Oldenburg, da MotoConcepts, em nono e Cullin Park, da Phoenix Racing, em 20º e 23º, respectivamente. Luke Neese, da SGB, foi o 24º e Grant Harlan, da TiLube Honda, em 27º.

A classe 250SX East viu Lawrence chegar a uma vitória na corrida de calor 2, apesar de erroneamente diminuir a velocidade na pista uma volta antes, pensando que a corrida tinha terminado. Enquanto isso, os companheiros de equipe Sexton e Roczen terminaram em terceiro em suas respectivas corridas de calor.

Os três primeiros colocados de cada classe, incluindo Sexton e Lawrence, participaram da coletiva de imprensa pós-corrida na noite de sábado.

Lawrence agora tem uma vantagem de cinco pontos na perseguição ao título da 250SX East, enquanto Sexton e Rozcen ocupam o quinto e nono lugar na classe 450SX, respectivamente.

A Equipe Honda HRC agora viajará para Detroit para a 10ª rodada da primeira classe e a 4ª rodada da classe 250SX East Region.

HRC – Honda Racing