Campano assume liderança do Campeonato Espanhol em prova que tem participação dos pilotos da Yamaha Monster Energy Geração

 Campano assume liderança do Campeonato Espanhol em prova que tem participação dos pilotos da Yamaha Monster Energy Geração

Carlos Campano é o novo líder do Campeonato Espanhol de Motocross – Foto: RFME

O pentacampeão brasileiro de Motocross na categoria principal, Carlos Campano, assumiu neste domingo a liderança do Campeonato Espanhol de Motocross, em prova válida pela 2ª etapa do campeonato e disputada em Lugo, no Circuito MX Jorge Prado.

Na primeira bateria Campano acabou se chocando com José António Butron e os dois caíram. Campano conseguiu retornar pra prova e finalizar na 5ª colocação. Na segunda bateria, depois de duelar muito, assumiu a terceira colocação na prova, posição que recebeu a bandeira quadriculada. Com os resultados, assumiu a liderança do Campeonato Espanhol após duas etapas disputadas.

Foram corridas muito difíceis para mim. No sábado [na corrida classificatória] tive muitos problemas e acabei caindo em um duplo, com a proteção da pista enroscando na minha moto, não deixando que eu terminasse a bateria. Por causa disso, no domingo fui o último a escolher a posição do gate, mas consegui largar bem e estava andando em um bom ritmo. Cheguei no Butron mas ele cruzou a linha e acabei caindo em cima dele no triplo, uma queda muito forte, mas não me machuquei e a moto continuou funcionando. Voltei pra pista acabei em quinto, mas bastante dolorido. Na 2ª bateria tentei fazer o melhor possível, larguei nas posições intermediárias e finalizei em terceiro. Estou liderando o campeonato, felizmente não me machuquei com essa queda tão forte, então acho que foi uma corrida positiva. O Fábio e o Paulo andaram muito bem, mas a pista era bem perigosa. Acho que a próxima etapa eles vão andar bastante bem. Seguimos na pré-temporada com eles e eu na briga pelo campeonato. Vamos pra cima, explicou Carlos Campano.

Fábio Santos e Paulo Alberto – Yamaha Monster Energy Geração

Os pilotos da Yamaha Monster Energy Geração estão na Espanha desde o início de fevereiro em preparação para a temporada 2023, sendo recepcionados por Carlos Campano. Aproveitando o final de semana de provas Fábio Santos e Paulo Alberto participaram da etapa do Campeonato Espanhol, para se prepararem melhor e se familiarizarem com a YZ450F 2023, que é completamente nova.

Paulo Alberto fez duas baterias consistentes neste domingo e usou as corridas para treinar e ganhar ritmo, fazendo ajustes na nova moto. O piloto finalizou as duas baterias em 6º e 5º, respectivamente.

Foi uma boa corrida para treinarmos para o brasileiro de Motocross, senti-me bem, a pista estava com muitos buracos, bem técnica, mas consegui finalizar em 6º e 5º. Foi um bom treino pro Campeonato Brasileiro e foi bom pra me familiarizar com a moto, que é completamente nova. Comecei a treinar há pouco tempo, faz um mês, então foi bom pra podermos chegar no Brasileiro em abril com tudo, explicou Paulo Alberto.

Paulo Alberto fez duas baterias consistentes e terminou em 6º e 5º – Foto: Miguel Campano

Fábio Santos também participou da prova e teve problemas na largada nas três baterias. O brasileiro mostrou velocidade na pista – no warm up deste domingo marcou o 4º tempo. Nas corridas, apesar de largar atrás, fez provas de recuperação em um campeonato com nível muito alto, finalizando em 8º e 6º.

Na primeira bateria não estava muito confortável, já na segunda vinha andando bem, mas acabei caindo quando estava em 7º. Resultados melhores não vieram por causa das péssimas largadas, saindo de último nas duas baterias”, explicou o Campeão Brasileiro de Motocross na MX1 em 2021. “Foi um final de semana muito positivo, vamos pra mais uma semana de testes, ajustes e acertos pra chegar melhor na 3ª etapa, que acontece já no próximo domingo, finalizou.

Os pilotos ficam na Espanha até o final de março e já no próximo final de semana participam da terceira etapa do Campeonato Espanhol (4 e 5/3) no Circuito d’Albaida, em Valência. Também está programada a participação na 4ª etapa, dias 18 e 19 de março.

Mesmo com problemas nas largadas, Fábio Santos fez duas provas de recuperação e terminou em 8º e 6º – Foto: Miguel Campano

Yamaha Racing